Cuidados com a Tatuagem

Dentro de 3h que a tatuagem foi feita, o cliente deve:

  • Retirar o plástico;
  • Lavar a tatuagem com sabonete antisséptico sem esfregar;
  • Secar a tatuagem com uma toalha limpa, de preferência papel toalha;
  • Não faça uso de toalhas usadas, pois a mesma contém bactérias e fungos.
  • Fazer o curativo novamente com plástico filme. Comprar um rolo específico para a tatuagem, ou desprezar a primeira volta, já que aquele que foi usado, por exemplo, para congelar bifes, pode estar cheio de bactérias que podem causar uma infecção;
  • Com as mãos limpas, passar uma camada fina de pomada cicatrizante, cuidado com o excesso de pomada, exagerar na pomada impede que sua pele respire adequadamente;
  • O tempo que a pessoa deve ficar com o plástico varia, se a tatuagem estiver apenas traçada, o plástico pode ser usado apenas no primeiro dia, desde que esteja protegida por roupas limpas. Tatuagens mais preenchidas devem ficar cobertas por mais tempo, pois a ferida é mais extensa, há mais risco de infecção, e a secreção pode secar em contato com o tecido, grudando a roupa na tatuagem. O plástico deve ser trocado a cada 4h e não precisa ser mais usado quando parar de sair secreção, desde que a pele seja mantida sempre hidratada e protegida;
  • Não frequentar piscinas, sauna, praia e não tomar sol durante a cicatrização da tatuagem;
  • Lembre-se que o tatuador não tem obrigação de fazer retoques de graça se o motivo das falhas for por falta de cuidado.

Explicação Detalhada:

Filme Plástico
Muitos tatuadores recomendam o recobrimento do local da tatuagem recém-feita com plástico de embalar alimentos, por pelo menos três dias. No entanto, nem todos os tatuadores compartilham da mesma opinião, pois alega-se que a pele recoberta por plástico, com resíduos de pele e líquidos (linfa*, sangue, tinta, suor) podem gerar uma ambiente propício para a formação de colônias de bactérias. Alguns recomendam manter por no mínimo cinco horas, tempo suficiente para cicatrização inicial, e depois retirar só recolocando à noite para não grudar no lençol, no primeiro ao terceiro dia.
A recomendação de uso do plástico também está associada ao contato da tatuagem recente com tecidos: a cicatrização que pode ocorrer logo após o processo ou à noite, com vazamento de linfa e consequente aderência do lençol ou roupa ao desenho, gera o risco de remoção da camada (epiderme e derme ) superficial onde estão alojadas as tintas. A consequência pode ser a formação de falhas em alguns pontos.

Lavagem
Deve-se lavar a região com sabonete ( ou somente com água corrente ) neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia*.

Água
A água é um elemento importante para o processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno*. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.
IMPORTANTE: Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Crosta
Não puxe a crosta. É o conselho de todo tatuador. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as crostas para que "cicatrize logo" pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a crosta parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se encravar as unhas no local. Via de regra, jamais arranque a crosta.

Alimentação
Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento reativo e comprometer o resultado da tatuagem.
Costuma-se recomendar a suspensão de alimentos muito gordurosos, carne de porco, frutos do mar, comida japonesa e pimentas.

*Linfa : A linfa é um liquido transparente e esbranquiçado, levemente amarelado ou rosado, constituído essencialmente por sangue.
*Assepsia : É o processo pelo qual se consegue afastar os germes e bacterias de determinado local ou objeto. limpeza,higienização.
*Colágeno : O colágeno é a proteína do organismo humano, ele tem a função de dar sustentação às células, mantendo-as unidas.


-> Voltar para o Início
Rua Barão de Tramandaí, 33 - Largo da Vila Alpina - CEP. 03207-000 - São Paulo - SP - Contato: 11 2912.3852
Desenvolvimento Fenix Design.art